Tecnologias assistivas
Christiane Cely Fernandes de Melo;
Danuza
Carla Alves Leite
As Tecnologias Assistivas são um reflexo
das Tecnologias da Informação e Comunicação e vêm crescendo em ritmo acelerado
se fazendo presente em todos os campos. As TICs juntamente com a Educação
Especial, tem o intuito de revolucionar antigos paradigmas, favorecendo a
acessibilidade tanto ao computador e suas especificidades, quanto ao
conhecimento que a partir dele é produzido.
“Tecnologia
Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que
engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias práticas e serviços que
objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de
pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua
autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.” (CORDE - Comitê
de Ajudas Técnicas-ATA VII).
Ajudas
técnicas refere-se ao conjunto de recursos que viabilizam maior independência e
inclusão na vida social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
(PNEES). Restringindo ao contexto da Tecnologia Assistiva Informática, “além de
servirem para compensar incapacidades, podem estender e valorizar o contexto de
desenvolvimento e atuação das PNEES.” (MONTOYA, 1997), através de sistemas de
ajuda auxiliados pelo computador, como apoio ao desenvolvimento cognitivo.
Os
dispositivos de hardware e software são duas dimensões que envolvem
ferramentas de auxílio para pessoas com privações sensoriais e/ou motoras. São
eles que coordenam a interação humano-computador.
Como exemplo
de recursos de entrada podemos citar: teclados virtuais, teclados Braille,
ponteiras de cabeça por luz, reconhecimento de voz, mouses especiais, etc. E
como recursos de saída, destacam-se impressoras Braille, monitores especiais,
leitores de texto, impressoras Braille e linha Braille.
As novas
tecnologias, dependendo de como utilizadas, podem ser muito eficientes no
ambiente escolar. Esta eficiência está diretamente ligada ao processo
utilizado, e o mais pertinente é o Constutivismo em que o aluno é o autor do
próprio conhecimento.
E neste
processo construtivista é de suma importância que haja a cooperação entre
professor e aluno, que o computador seja uma ferramenta motivadora, estimulando
o indivíduo a pensar de forma independente, com a finalidade de ir aprofundando
conceitos e construindo os conhecimentos, favorecendo assim o pensamento livre
e autônomo do aluno. De preferência utilizar programas que estimulem a
criatividade do aluno, softwares de autoria,
por exemplo. No desenvolvimento da leitura e da escrita podem ser utilizados
recursos como editores de texto; intercâmbio, através do correio eletrônico;
construção coletiva de histórias na web,
entre outros.
"Desenvolver
recursos de acessibilidade também pode significar combater esses preconceitos,
pois, no momento em que lhe são dadas as condições para interagir e aprender,
explicitando o seu pensamento, o indivíduo com deficiência mais facilmente será
tratado como um "diferente-igual"... Ou seja, "diferente"
por sua condição de portador de necessidades especiais, mas ao mesmo tempo
"igual" por interagir, relacionar-se e competir em seu meio com
recursos mais poderosos, proporcionados pelas adaptações de acessibilidade de
que dispõe. É visto como "igual", portanto, na medida em que suas
"diferenças" cada vez mais são situadas e se assemelham com as
diferenças intrínsecas existentes entre todos os seres humanos. Esse indivíduo
poderá, então, dar passos maiores em direção a eliminação das discriminações,
como consequência do respeito conquistado com a convivência, aumentando sua
auto-estima, porque passa a poder explicitar melhor seu potencial e
pensamentos." (DAMASCENO e GALVÃO FILHO, 2001)
Tomando como
base artigos acadêmicos, pudemos compreender a imensa necessidade de uma
mudança social em prol da inserção dos Portadores de Necessidades Educacionais
Especiais, que sofrem com a falta de recursos tecnológicos voltados para a área
da informática. Pessoas que sofrem preconceito por serem tachadas de incapazes
e dependentes. E a proposta das Tecnologias Assistivas é justamente mostrar que
indivíduos com algum tipo de limitação, podem ganhar sim autonomia e
independência no processo ensino-aprendizagem através do computador.
REFERÊNCIAS:
BERSCH, Rita. INTRODUÇÃO
À TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em:
http://www.assistiva.com.br/IntroduçãoTaRitaBersch.pfd. Acesso em: 30 set.
2010.
FILHO, Teófilo
Alves Galvão. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E NO MUNDO ATUAL: FATOR DE
INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS? Disponível em:
http://www.profalacom/arteducesp1.htm. Acesso em: 30 set. 2010.
HOGETOP, Luísa;
SANTAROSA, Lucila Maria Costi. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS/ADAPTATIVAS: viabilizando
a acessibilidade ao potencial individual. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~proinesp/material/arquivos/Semana1/Leituras/Tecnologias
Assistivas/tec_assist.pdf.
Disponível
em: http://educacao-e-tecnologias.blogspot.com.br/2010/10/tecnologias-assistivas.htmlA partir do texto acima foram produzidos slides contextualizando as principais idéias. Seguem abaixo os arquivos criados:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Tecnologia Assistiva tem revolucionado nosso meio a fim de que as pessoas com necessidades educacionais especiais consigam se tornar mais independentes promovendo sua autonomia e aprendizado.O computador é um grande aliado para que este processo de fato aconteça favorecendo uma maior interação da pessoa com o computador. Os recursos mais conhecidos e utilizados são o teclado e a impressora em Braille, porém vários outros recursos já estão sendo utilizados para que as pessoas com necessidades educacionais especiais possam se interagir com o sistema da informática, trazendo muito progresso no âmbito escolar e principalemnte a autonomia para adquirir o conhecimento.
ResponderExcluirFilomena Ap. S. Miranda