A metamorfose do aprender na sociedade da informação
Hugo Assmann
No texto do Hugo Assmann há um trecho que diz assim:
“Para que sejam aproveitadas todas as vantagens econômicas e sociais do
progresso tecnológico e melhorada a qualidade de vida dos cidadãos, a sociedade
da informação deve assentar nos princípios da igualdade de oportunidades,
participação e integração de todos, o que só será possível se todos tiverem acesso a uma quota mínima dos serviços e
aplicações oferecidos pela sociedade da informação” (Assmann, 2000, p. 9).
Com base no que foi
escrito, reflita sobre o lugar dos PNE´s na sociedade da informação. Os
aparatos tecnológicos são para todos mesmo? Em quais aspectos as políticas
públicas devem atuar para que exista realmente a inclusão dos PNE´s na
sociedade da informação?
Como conversamos dia 20, os aparatos tecnológicos ainda não são totalmente acessíveis, geralmente são recursos caros e de difícil manipulação.
ResponderExcluirPorém, estamos caminhando e acredito que se as políticas públicas disponibilizassem tais recursos para as pessoas com deficiência, com certeza o desenvolvimento dos mesmos seria mais rápido e com mais qualidade.
Olá pessoal!!! Com certeza os aparatos tecnológicos não são para todos. Não há dúvidas o quanto a utilização da tecnologia na escola é necessária, pois ela aproxima ainda mais o educando da escola. Em relação às crianças com deficiência, acredito que a tecnologia seja ainda mais necessária, apesar de não estar acessível à todos. Vi inclusive em uma reportagem da NET a utilização de tablets na comunicação alternativa de crianças com paralisia cerebral ou dificuldades na comunicação: achei fantástico!! Mas quais são os pais que possuem a oportunidade de possuírem um equipamento desses:pouquíssimos!!
ResponderExcluirOs aparatos tecnológicos não são para todos. Na verdade existe uma correlação entre politicas públicas e os interesses das forças sociais, que neste caso trata-se das PNE´s. Dessa forma, para que exista preocupação por parte de quem aprova essas politicas, ou seja, aqueles que fazem as leis. Sendo assim, casa vez mais haverá que existir lutas e reinvidicações por parte dos interessados. A sociedade como um todo, e principalmente a educação, deve se mobilizar no sentido inserção de pessoas consideradas "excluídas".
ResponderExcluirOS aparatos tecnológicos não estão acessíveis a todos com deficiência. Temos um número muito pequeno de pessoas com oportunidades se levarmos em conta o tamanho de nosso país. Também não acredito que só investimentos na educação possa resolver esse problema(não que os investimentos não sejam importantes, são e muito) mas as políticas públicas, ao meu ver, deveriam incluir outras instituições, formar uma rede de apoio com as comunidades para dar oportunidades de acesso a mais pessoas.
ResponderExcluirSim Elaine, comunidades locais podem ser potenciais redes de apoio a inclusão do deficiente. Como eu disse é naas lutas dos interessados que consegue-se mudanças nas politicas públicas. Realmente não se trata somente da escola fazer.
ExcluirAs pessoas com necessidades especiais devem ter a igualdade de oportunidades em tudo.Quanto aos aparatos tecnológicos além de disponibilizados, devem ainda, ser de fato acessíveis.
ResponderExcluirRealmente, para que ocorra igualdade de acesso e integração de todos nesta sociedade da informação em que vivemos, é necessário, que políticas públicas sejam criadas voltadas para o atendimento efetivo das necessidades vigentes
ResponderExcluirSe for analisado a inclusão das PNE’s na sociedade da informação em nosso país, ainda precisa ser realizado muitas ações efetivas para que isto aconteça, principalmente nos lugares mais afastados e sem muitos recursos, mas está ocorrendo mudanças gradativas para que isto ocorra, portanto, é necessário atentar para o custo dos aparatos, a real disponibilidade e a capacitação para utilização correta dos recursos.
Pena que nossa realidade ainda não é a realidade de muitos outros lugares do país. Poços está em 1º lugar em MG na questão da educação inclusiva heim Flaviane, muito se tem buscado para que os PNE´s sejam incluidos na educação regular, mas concordo que ainda tem muito o que se fazer.
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ResponderExcluirOs aparatos tecnologicos ainda não atendem as necessidades das PNE's,pois estes enfretam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo,trabalho e até mesmo de lazer.Isto porque não conseguem se adaptar a muitas práticas do cotidiano,que envolvem a participação dos sentidos,habilidades e recursos que uma pessoa portadora de alguma deficiencia muitas vezes não consegue desenvolver.Para que haja mudanças neste quadro torna-se necessário a implementação de politicas afirmativas,oferecendo subsídios a empresas de tecnologia que se comprometam a desenvolver produtos adaptados ás necessidades destas pessoas,insentando estas de alguns impostos.
ResponderExcluirDorinha
Perfeito Dorinha seu comentário. Politicas afirmativas e comprometimento. E quanto aos custos já até comentamos sobre os abusos nos valores de tudo que é para acessibilidade, inclusive tecnologias assistivas. A redução tributária seria uma saída.
ExcluirProfessoras: estou gostando dos comentários postados, e quero ainda lembra-las que diante do que tenho visto sobre politicas públicas de implantação de tecnologias e preocupação não somente com a disponibilização, mas também com a manutenção e formação para o uso do que é disponibilizado, a área de EDUCAÇÃO INCLUSIVA está à frente de Programas como o Proinfo, por exemplo. Vejo uma certa fragmentação nas ações de outros programas, e isso prejudica o processo como um todo.
ResponderExcluirOs aparatos tecnológicos são caros e a maioria da população brasileira está longe de poder adquiri-los e utilizá-los. Claro que não é suficiente, mas penso que a implantação das salas de recursos multifuncionais nos espaços escolares seja o inicio da conscientização sobre como esses recursos auxiliam a vida das pessoas com deficiência, efetivando sua participação na sociedade.
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ResponderExcluirOs aparatos tecnológicos deveriam ser para todos, assim como deveria também ser a educação, a saúde, transporte. Mas infelizmente sabemos que a realidade não é esta. Os recursos tecnológicos são caros e quando conseguimos fazer a aquisição enfrentamos problemas de infraestrutura básica (instalação, manutenção, orientação). Em Poços de Caldas, sabemos que somos privilegiados, mas em grande parte do país a realidade é bem diferente.
ResponderExcluirComo comentou a colega Dorinha, é preciso ter políticas públicas mais afirmativas. Políticas públicas que visem o acesso e a qualidade do mesmo.
Julie
Evidentemente, que os aparatos tecnológicos favorece todos envolvidos na educação. Entretanto,as politicas públicas precisam proporcionar este acesso,diminuir a burocracia e oportunizar recursos mais efetivos. Para tanto, é necessário aumentar a verba destinada a educação e assim,compartilhar a construção de saberes atraves de programas e informações, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa.
ResponderExcluirAlém de política pública, precisamos também utilizar o que temos. Muitas vezes, temos materiais e recursos na escola e não utilizamos. Precisamos também que a manutenção desses recursos possa ser realizada sem burocracia para as instituições. Para os deficientes os recursos tecnológicos são alavanca prazerosas de aprendizagem e para os educadores são ferramentas a mais para conduzir e mediar a aprendizagem. Como seria bom se tudo que é proposto fosse cumprido.
ResponderExcluir10 de setembro de 2012 11:53
TEste
ResponderExcluirteste2
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